Área Cultural

O amor à cultura motivou seu interesse no trabalho da Federação de Amigos de Museus do Brasil – Feambra (www.feambra.org), entidade a qual se vinculou em 2000 e que tem como missão colaborar na preservação e na divulgação do Patrimônio Cultural do Brasil por meio do desenvolvimento de Associações de Amigos de Museus. Tornou-se presidente da Instituição em 2003, imprimindo uma gestão moderna e arrojada. Apreciador de arte, prestigia principalmente artistas brasileiros.

Em 2004, lançou a Campanha “Adote um Monumento” com o objetivo de preservar, valorizar e proteger as obras e os monumentos de elevado valor artístico, histórico e cultural localizados a céu aberto. Conseguiu várias restaurações para São Paulo, entre as quais no primeiro monumento da cidade, o Obelisco de Piques, que fica localizado no Largo da Memória e teve seu zelo oferecido pelo empresário Antônio Ermírio de Morais (1928-2014), então presidente do Grupo Votorantim.

A sede da Federação foi projetada com um Espaço Cultural para a divulgação de novos talentos nacionais. Sob a liderança de José Marcelo Braga Nascimento, a Feambra reinseriu o Brasil no cenário mundial dos Amigos de Museus, com a participação de seus representantes em todos os eventos internacionais da Federação Mundial de Amigos de Museus (World Federation of Friends of Museums – WFFM), entidade da qual a Feambra é membro ativo com direito a voto.

José Marcelo Braga Nascimento é também conselheiro do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), do Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) e da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea (AAMAC/MAC).

Condecorações

Outorgado com a Ordem Internacional dos Jornalistas, láurea “Cruz da Igualdade, Liberdade, Fraternidade”, no grau de Comendador, pelos relevantes serviços prestados à causa humana na defesa da paz, da cultura, da ciência e da preservação da honra e da dignidade da família universal.

Outorgado pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História com a Medalha do Mérito Profissional em Ciências Jurídicas, no grau de Comendador, em reconhecimento aos que, com fé e coragem, cultuam os mais elevados ideais de nacionalidade e fraternidade humana.

Outorgado pela Sociedade Veteranos de 1932 M.M.D.C. com a Medalha Constitucionalista por méritos e relevantes serviços prestados à memória da Revolução Constitucionalista de 1932.

Outorgado com a Comenda “Colar Luz de São João” pelos relevantes serviços prestados em benefício da Ordem Maçônica e da sociedade em geral para o fortalecimento do espírito republicano brasileiro.

Diploma Amigos da Marinha, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do Brasil.

Diploma Amigo da Rota, em reconhecimento aos méritos e relevantes serviços prestados a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).